OUTUBRO ROSA: O Mês Da Campanha Nacional Da Prevenção do Câncer de Mama Chega ao Fim

Palestra de Encerramento Orientou Sobre os Cuidados Com a Prevenção Através do Auto Exame das Mamas

Foi feito ontem, dia 30, pela manhã, o encerramento oficial da campanha de prevenção do câncer de mama, conhecida nacionalmente como Outubro Rosa, no Município. O encerramento aconteceu nas dependências do Centro Municipal de Saúde e, na ocasião, contou com a presença de um número considerável de pessoas. O prefeito municipal Manoel Bezerra Rabêlo(Nel), ausente por motivos superiores, foi representado pela enfermeira Elaneide Lacerda de Farias, atual Secretária da Saúde. Além desta, toda a equipe multidisciplinar de saúde que trabalha no CMS esteve presente participando, ajudando e acompanhando de perto o desenvolvimento dos trabalhos de encerramento da campanha, fato esse que mostra o empenho, o engajamento e a dedicação com que vem sendo atualmente tratadas por esses profissionais as questões que envolvem  a qualidade de vida e o cuidado com a saúde das pessoas carentes do nosso município, mais principalmente e aqui no caso, as ações de prevenção e combate a incidência de casos de câncer de mama no Município.

A palestra de encerramento foi proferida pelo médico Francisco de Assis, especializado em clínica geral, o qual falou da importância da realização do autoexame das mamas como método de prevenção da doença logo no início da idade adulta, ensinando ele que isso deve ser intensificado logo após os 40 anos de idade, por ser justamente a partir dessa época que o câncer de mama passa a acometer com potencialidade um maior número de mulheres enquadradas nessa última faixa etária. Ele também falou sobre a predisposição genética e os hábitos alimentares não saudáveis, a exemplo do consumo de refrigerantes e de gordura que gera a obesidade, também os comportamentais, como o sedentarismo, além da idade avançada, bem como o uso de hormônios como terapia(tratamento) de algumas doenças e consumo prolongado de contraceptivos como sendo fatores de risco e que por isso mesmo contribuem para uma maior incidência de câncer de mama na população feminina.

O ponto alto do encontro de encerramento da campanha do OUTUBRO ROSA se deu com o testemunho da senhora Socorro Rabêlo. Ela, por ser ex-paciente, relatou suas esperiências, medos, formas de tratamento e expectativas de cura, bem como falou de sequelas físicas e psicológicas e das restrições alimentares impostas no período do pós-doença. Mas venci esse fantasma chamado câncer de mama”, concluiu ela.

Logo após o seu depoimento, foi feita a entrega de lembrancinhas, seguida de um delicioso lanche servido a todos os presentes para então ser declarada encerrada a campanha, a qual só será reativada no próximo mês de outubro do ano que vem. Entretanto, segundo informou Fernanda Tavares, Diretora do Centro Municipal de Saúde, para a reportagem da Assessoria de Comunicação do Município(ASCOM), “as ações educativas trabalhadas sempre tiveram o intuito de formar multiplicadores das informações repassadas pela equipe de profissionais de saúde fora do ambiente hospitalar”, concluiu ela.

Confira, abaixo, reportagem fotográfica do evento:Dr. Francisco de Assis Proferindo Palestra de Encerramento, abordando o tema: Autoexame das Mamas, e LOGO ABAIXO:Com a Secretária de Saúde, enfermeira Elaneide Lacerda, tendo ao centro a atual Diretora do Centro Municipal de Saúde, enfermeira Fernanda Tavares…

… Aqui ele reforça o depoimento da ex-paciente Maria do Socorro Rabêlo(a esquerda, trajada na cor rosa) em Companhia da Secretária Municipal de Saúde(ao centro). Abaixo, participa da entrega de lembrancinhas as pessoas presentes…

… Ato seguido por todos os que fazem parte da equipe de multiprofissionais de saúde do CMS, a saber:Enfermeira Ana Cecília

Técnica de Enfermagem Manoela Simão

Psicóloga Paloma Gabrielle

Enfermeira Laura Rabêlo

Técnica de Enfermagem Claudinete Nogueira(Vânia)

Farmacêutico Syro Leonardo, do Centro Municipal de Saúde(de azul)

Técnica de Enfermagem Daniela

Dr. Gabriel Feitosa, Médico do CSM

Dra. Keith, Médica do CSM

Secretária Elaneide Lacerda, da Saúde, e…

… Na sequência abaixo:Enfermeira Fernanda Tavares, atual diretora do Centro Municipal de Saúde

Funcionária Gorete Tavares, recepcionista do CMS, seguida por:

Cláudia Marques, enfermeira do Posto de Saúde do Distrito de Pelo Sinal

Ex-Paciente Maria do Socorro Rabêlo que, além de participar com depoimento(foto acima), também ajudou na entrega das lembrancinhas

Aqui, entre médicos, Psicólogos, Enfermeiros, Farmacêutico, Técnicos de enfermagem, Atendentes, Recepcionistas Vemos Toda a Equipe do Centro de Saúde de Manaíra Prestigiando o Evento.

Logo Abaixo: Delicioso Lanche Servido a Todos os Presentes.

 

Por: JK Cosme(Jornalista Profissional, sob Registro nº  1217 – DRT 4578/PB), com fotografia de Leandro “LALAU” Pereira.