COMBATE AO TABAGISMO

Reunião de Encerramento do 2º Grupo de Fumantes Aconteceu dia 30

No último dia 30, segunda-feira, foi realizada a reunião de encerramento das ações de combate ao tabagismo realizadas com o 2º grupo de fumantes, no Centro de Saúde Municipal. A abertura do encontro foi feita pela psicóloga Paloma Gabrielle e contou com a participação de toda a equipe de profissionais de saúde envolvida no projeto, entre os quais podemos destacar: médicos, enfermeiros, assistente social e psicólogos.

Logo após a abertura, o Dr. João Edson Tavares Alves, deu prosseguimento as ações educativas, através da realização de palestra onde o mesmo prestou orientações sobre os males causados a nossa saúde pelo uso da Nicotina, principal substância encontrada no cigarro, bem como em seus assemelhados: charutos, cachimbo e cigarros de palha. Ele, que é odontólogo, também enfatizou o hábito de fumar como forma de entretenimento potencialmente prejudicial à saúde, além de falar dos riscos de queimaduras labiais com o cigarro que, juntamente com o desgaste provocado pela fumaça aquecida nas mucosas que vão da boca até os pulmões, têm estreita ligação com possíveis causas de câncer. A reunião de despedida do 2º Grupo de Fumantes foi encerrada com a realização de uma dinâmica de grupo, para logo depois ser servido um lanche para todos os presentes.

Difícil Permanecer Até o Fim Libertar-se da dependência da Nicotina causada pelo vício de fumar é mais difícil do que se imagina. Para se ter uma ideia,  dos 36 fumantes que há três meses formavam o grupo e iniciaram o tratamento, 25 desistiram antes de conseguir se libertar do vício, e somente 11 deixaram de fumar, mesmo com sucessivas reuniões de apoio acontecidas todas as segundas-feira. Para esses vitoriosos, além receber como brinde um TRATAMENTO DENTÁRIO COMPLETO, resta apenas o esforço pessoal em prosseguir de forma isolada com a abstenção ao uso do cigarro, uma vez que o apoio recebido nessas reuniões chegou ao fim com o encerramento dos trabalhos com o grupo. A partir de agora um outro grupo será formado, o que dará possibilidade de outras pessoas habituadas ao consumo da Nicotina de se libertar do vício de fumar.

Abaixo, fotos da reunião de encerramento do 2º Grupo de Fumantes:Odontólogo João Edson Tavares Alves em Palestra Abordando os Efeitos Cancerígenos da Nicotina

Médico Francisco de Assis Tavares, Prescrevedor de Medicamentos Para os Componentes do Grupo de Fumantes, ao Lado da  Dra. Keith(de blusa amarela)

Aqui, Ele Reforça o Apoio A Todos do Grupo, Tendo Ao Lado a Enfermeira do PS do Distrito de Pelo Sinal, Cláudia Marques, o odontólogo João Edson Tavares e, por último, a Psicóloga Paloma Gabrielle

Enfermeira Cláudia Marques do Posto de Saúde do Distrito de Pelo Sinal Também Deu Sua Palavra de Apoio, ao Lado das Psicólogas Paloma Gabrielle e Maria do Socorro Rabêlo

Logo Abaixo, Componentes do 2º Grupo de Fumantes Presentes a Reunião de Encerramento

Aqui, Fazendo Uma Dinâmica de Grupo, na Qual…

... Trocam Experiências…

… Recebem a Última Caixa de Adesivos Para Ajudar a Deixar de Fumar, Para Depois…

…  Saborear o Lanche Servido.

Não Se Engane, FUMAR É UMA DOENÇA! Veja os principais sintomas:

  1. Dificuldade de Concentração;
  2. Aumento do Apetite e Ganho de Peso;
  3. Insônia;
  4. Sudorese(suor excessivo) Fria nas Mãos;
  5. Ansiedade;
  6. Tontura;
  7. Dor de Cabeça;
  8. Cansaço, e;
  9. Irritação.

Não Se Engane, FUMAR CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA! Veja as situações abaixo em que o dependente por causa do vício procura motivos para fumar:

  1. A vida não tem graça sem fumar;
  2. Hoje não é um bom dia, amanhã eu paro;
  3. Sem fumar não vou resolver esse problema, e;
  4. Vou fumar até passar esse momento ruim.

 

 

Por: JK Cosme(Jornalista Profissional, sob Registro nº  1217 – DRT 4578/PB), com fotografia de Leandro “LALAU” Pereira.