ARBOVIROSES

Secretaria Municipal de Saúde Realiza Caminhada Para Intensificar Ações de Combate a Dengue, Zika e Chikungunya

 

Nessa época do ano com a chegada das chuvas, é comum o aumento da população do mosquito Aedes Aegypti  o que ocasiona elevação nos casos de Dengue e, possivelmente, Zika e Chikungunya. Por causa disso, foi realizada, hoje pela manhã, dia 24, uma caminhada intitulada “Dia “D” de combate a Dengue”, objetivando conscientizar toda a população manairense sobre a importância das ações de prevenção e combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela.

A caminhada faz parte da programação da Semana Nacional de Combate a Dengue, do Ministério da Saúde, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, das Secretarias Municipais de Saúde e da Assistência Social, além do Centro de Referência  e Especializado da Assistência Social(CRAS/CREAS), bem como do Núcleo de Apoio à Saúde da Família(NASF), inclusive com a presença da diretora do Centro Municipal de Saúde, enfermeira Fernanda Tavares. O ponto de concentração do evento foi em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde, de onde em caminhada saiu-se percorrendo as principais ruas da cidade.

A caminhada em favor do combate ao mosquito da dengue contou com a presença de profissionais de toda a rede pública de saúde, a exemplo de enfermeiros, psicólogos, agentes de endemias(ACS), tanto da zona rural como da urbana, bem como da população em geral.

Entre as ações educativas e preventivas realizadas, destacam-se a entrega, de porta em porta, de panfletos, folders e cartilhas, além de palestra aos escolares nas escolas de toda a rede municipal de ensino, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se prevenir as arboviroses através do combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes Aegypti, que nessa época do ano é intensificada pela chagada das chuvas, através do acúmulo de água em qualquer deposito e em qualquer lugar desprotegido que seja, tornando propícia a desova e consequentemente o aumento da população do mosquito e das doenças relacionadas a esse perigoso inseto.

Confira, abaixo, fotografias da Caminhada Municipal Contra a Dengue: Ponto de Concentração em Frente ao Prédio da Secretaria Municipal de Saúde

Agentes de Endemias em Momento de Descontração

Panfletagem de Porta-em-Porta Feita Pelo Boneco “Mosquito da Dengue”

Em Caminhada Pelas Principais Ruas da Cidade

Passando em Frente ao Prédio da Prefeitura Municipal

Enfermeira Fernanda Tavares, Diretora do Centro Municipal de Saúde(ao centro), acompanhada pela Técnica de Enfermagem Claudinete

 

 

Por: JK Cosme(Jornalista Profissional, sob Registro nº  1217 – DRT 4578/PB), com fotografia de Leandro “LALAU” Pereira.